Apresentação

O Centro de Raízes e Amidos Tropicais (CERAT/UNESP) com o apoio da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP), do SEBRAE, do CNPq, da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM), da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), da Prefeitura Municipal de Botucatu, do Sindicato Rural de Botucatu e da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, promove o XIII Congresso Brasileiro de Mandioca nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2009, no Campus do Lageado em Botucatu-SP.

O tema central do Congresso é Mandioca: inovações e desafios. Abordando na forma de conferências, palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos distribuidos, em seis eixos temáticos: Sócio-economia; Energia; Biotecnologia; Agricultura; Processos e produtos, e Sustentabilidade ambiental, onde serão apresentados e discutidos os mais recentes avanços e suas implicações sobre a cadeia agroindustrial da mandioca.

O Evento tem como objetivo discutir e divulgar as mais recentes inovações e o desenvolvimento das pesquisas e tecnologias aplicadas à esta matéria prima vegetal de singular importância sócio-economica e possibilitar o intercâmbio entre os profissionais e estudantes das diversas áreas ligadas a ela, difundindo e ampliando conhecimentos. A participação esperada de pesquisadores, consultores, empresários e técnicos de instituições públicas e empresas privadas, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de áreas afins e produtores rurais permitirão o estabelecimento de um ambiente fecundo de trocas de informações, conhecimentos e idéias, promovendo uma ação sinérgica cujos resultados beneficiarão toda a cadeia produtiva com significativa repercussão no ambiente econômico e social afeto.

Assim considerado, estamos convidando à todos para participar das discussões e dos desafios enfrentados pela cadeia produtiva da mandioca participando do XIII Congresso Brasileiro da Mandioca.

 

Prof. Dr. Cláudio Cabello
Presidente do Congresso